Conecte-se conosco

Covid-19

Decreto Municipal: Comércio em Conquista recebe autorização para reabrir; confira

Marlon Oliveira

Publicado

em

Após três meses de trabalho de prevenção, combate e controle do novo coronavírus, o prefeito Herzem Gusmão assinou na tarde de hoje (31) o Decreto 20.323, publicado no Diário Oficial do Município, que estabelece novas medidas considerando a situação atual em que se encontra Vitória da Conquista.

A partir de amanhã, 1º de junho, fica autorizado o atendimento ao público nos estabelecimentos comerciais, desde que sejam cumpridas as determinações presentes no Protocolo de reabertura.

Tal flexibilização está relacionada à capacidade do sistema de saúde pública para atender os cidadãos e à eficiência das medidas adotadas pela Gestão Municipal até o momento que têm controlado a disseminação do coronavírus no município e minimizado a taxa de progressão da doença.

O trabalho do Laboratório Central de Vitória da Conquista, primeira unidade do interior do estado capacitada a realizar testagens e emissão de laudos de coletas de pacientes com suspeita de COVID-19, tem sido importante. Além da agilização no processo de coleta e testagem, o Município recebeu 5.600 (cinco mil e seiscentos) testes rápidos do Ministério da Saúde e adquiriu mais 7.000 (sete mil) testes para fins de diagnóstico e estudo epidemiológico.

Com uma testagem ampliada, o Município vem acompanhando tecnicamente a evolução do quadro epidemiológico e elaborou diagnósticos baseados nos dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde. Identificou-se que, apesar dos casos notificados estarem crescendo, a mesma proporção estatística se verifica em casos descartados e curados.

Além disso, apesar do crescimento dos números absolutos de casos confirmados, a ocupação de leitos disponíveis para pacientes com COVID-19 está abaixo de 50% desde o início da pandemia, sendo mais de 40% da ocupação de pacientes de fora de Vitória da Conquista; Também verifica-se que o quantitativo de indivíduos com o vírus “ativo” está com uma tendência de baixa, quando considerado os dados estatísticos dos últimos 7 dias.

Para a segurança da retomada das atividades econômicas, o Comitê Gestor de Crise criou um protocolo de fases, condicionando o avanço da reabertura às taxas de contaminação e ocupação de leitos.

O Decreto também renova por mais 30 (trinta) a suspensão das aulas da Rede Municipal de Educação e das Instituições Privadas de Ensino, inclusive as de ensino superior.

Clique aqui e acesse o Decreto completo

Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Lidas